terça-feira, 25 de junho de 2013

Vem aí... X - Arraiá do Alcivan Pinto

    Com a participação de toda comunidade escolar,estamos preparado com muito capricho, uma bonita festança que acontecerá neste dia 28/06 às 17:00h, na sede da Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto.
   Desde já todos estão convidados a participar do nosso arraiá, teremos barracas de comidas típicas, apresentações desfiles e muito mais. 

 Benfeitorias no piso em frente a escola


 Comunidade e Escola juntos, uma parceria de sucesso.


Ornamentação Externa

 Ensaio para  apresentações


 Todos no arrasta pé

terça-feira, 11 de junho de 2013

Semana do Meio Ambiente na Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto

         Com objetivo de levar aos educandos uma forma de aprendizagem que fortaleça valores e atitudes para desenvolvimento global do ser humano,realizamos durante a última  semana várias atividades, proporcionando conceitos básicos de meio ambiente, de forma a oferecer aos alunos ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras.

Horta Coletiva


  Todas as crianças reunidas

 Dinâmica do Crescimento da Plantinha

 Horta

 Início do Plantio

As crianças empolgadas ajudando Tia Damiana

Tia Ivone dando orientações aos pequenos


 Visita a Lagoa

Saída 


Professor Cizinho recordando os brinquedos de antigamente
(cavalo de talo de carnaúba)

 Chegada a Lagoa



Orientações do Professor Cizinho

Observações

Turma do 2° Ano

Turma do 3º Ano

Turma do 4º Ano

Turma do 5º Ano

 Abraço Simbólico a nossa Lagoa 

Turma boa!


 Lagoa de Apodi


 Tarde de Cinema

 Filme : Hugo - O Tesouro da Amazônia




 Tia Salete na produção das pipocas para o cinema


"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Jogos Educativos Virtuais

Quem gosta de jogos online vai adorar a proposta desses sites.
São jogos educativos virtuais, acesse e confira.

Jogos Matemáticos


Mangahigh.com é site que pretende oferecer  conteúdo didático através de jogos, possibilitando o aprendizado da matemática numa correlação entre o lúdico e a aprendizagem.

http://www.mangahigh.com/pt_br/games

Jogos para Educação Infantil







O site http://www.edinfjogos.universoneo.com.br reúne jogos educativos online divididos em categorias como Alfabeto, Coordenação Motora, Datas Comemorativas, entre outras.  Confira!


Jogos educacionais para crianças


"O Ludo Educa Jogos é um portal para pessoas a partir de 4 anos de idade.
O site abriga vários jogos educativos gratuitos e de diversos assuntos."


Visite o site e confira os jogos: http://www.ludoeducajogos.com.br

Jogo educativo “Pesque & Salve”

O objetivo do jogo " Pesque e Salve" é estimular a conservação da água e a pesca esportiva. O jogador tem como meta pescar o maior número de peixes de modo esportivo e como recompensa poderá despoluir os rios,riachos e lagos, criando um ambiente saudável a cada meta vencida.

Outros jogos eletrônicos educativos  estão disponíveis gratuitamente em www.ludoeducajogos.com.br que já foi divulgado neste blog.




Aniversariante do Dia


Parabéns a Nossa Querida Magdala !!!!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Chegou o Mês de Junho, tempo de Festa!



 Com mês de junho chegam às comemorações festivas que envolvem, normalmente, escolas, clubes e residências. São as chamadas festas juninas, que iniciam no dia 13, dia de Santo Antônio de Pádua, alcança o dia 24, festividade alusiva a João, o Batista, e culmina a 29 de junho, com a festa a Pedro, o Apóstolo.
Evocando, um rápido giro histórico, as origens das ditas festas, que têm no fogo o seu elemento mais representativo, vamos encontrá-las relacionada às celebrações do solstício do verão na Europa e com os cultos devidos aos deuses da fecundação. Com ritos de fogo, comemorava-se a aproximação das colheitas, ao mesmo tempo em que se pedia aos deuses a proteção contra o demônio da peste, esterilidade e estiagem. 
Todos os antigos povos da Terra celebravam, em meados de junho, os jogos em honra ao sol. Eram sempre dias festivos, quando os seres humanos cantavam hinos de louvor e faziam os seus pedidos. As pessoas jovens e crianças dançavam em volta da fogueira, enquanto os mais velhos cantavam em coro canções de agradecimento. Ainda não existiam fogos de artifício, mas desde então as fogueiras já representavam uma obrigação e tradição nas comemorações das festas juninas. A Igreja Católica, em determinado momento, decidiu por associar tais festejos aos seus feriados em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro. 
No Brasil, as festividades juninas vieram juntamente com os portugueses e espanhóis católicos e sofreram influência também dos africanos, especialmente dos moradores das Ilhas dos Açores, que incluíram muito de folclore nas comemorações religiosas de então.
Com as tradições europeias, as festas juninas passaram a ganhar algumas características próprias depois que foram plantadas no território nacional. Coincidentemente, nesta época do ano, as pinhas maduras dos pinheiros brasileiros deixam cair ao chão o pinhão pronto para ser consumido. Isso foi aliado ainda à época da colheita da batata doce, do milho e outros alimentos que são consumidos ao redor das fogueiras. 
O traje caipira e o casamento, tão comuns em qualquer festa junina, têm sua explicação. O primeiro, na tradição brasileira, copiando-se do caboclo o modo de vestir, andar e falar. Acrescentou-se a figura das sinhazinhas, numa rememoração aos dias das autênticas, que povoaram a história nacional, no auge dos engenhos e das fazendas, em dias não muito distantes. A tradição do casamento vem de outros continentes, pois o mês de junho representava para os povos que emigraram para o nosso país, a abundância em época de início da colheita. Os pais podiam promover grandes festas nos casamentos, unindo dois moços e homenageando, por sua vinculação ao Catolicismo, Santo Antônio, São João e São Pedro, com fogueiras, danças e outras características de festas juninas.